Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]

O Stellarium é um software cheio de recursos muito interessantes para os apaixonados pela astronomia e curiosos sobre a abóboda celeste. Ele é capaz de simular o céu noturno, diurno e os crepúsculos de forma bem realista.
Você pode observar constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e até mesmo satélites artificiais em 3D. Toda a simulação é rica em detalhes e exibe diversas informações sobre os corpos celestes e as constelações.


O Stellarium funciona como uma espécie de aplicativo de mapas, só que celeste. Basta dar as suas coordenadas para visualizar uma localização celeste específica, ao mesmo tempo em que é colocado em um ambiente simulado de observação. Através do app é possível, inclusive, escolher visualizar o céu através da perspectiva de outro planeta, como Júpiter e Marte. 

Outra função que me chamou bastante a atenção no Stellarium é que ele pode usar o GPS, acelerômetro e giroscópio do aparelho celular para encontrar seu posicionamento e dessa forma permitir que sejamos capazes de identificar uma estrela ou outro corpo celeste apenas apontando o celular para o céu. Assim, o que estiver no lá no momento aparecerá na tela do aplicativo e poderemos ver detalhes e também os desenhos que cada constelação representa; é como se estivéssemos apontando a câmera do celular para o céu e ela identificasse cada estrela e fornecesse informações. 


O aplicativo ainda te mostra, através da ferramenta Starlore, os nomes de estrelas e constelações,  inclusive em outras culturas, como a chinesa e egípcia.

Gostou e quer baixar?

O Stellarium está disponível na Play Store por R$6,24. Há uma versão gratuita para computador disponível no site do desenvolvedor [porém, essa versão certamente não conta com o recurso que usa sensores para fazer a identificação do céu].


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]