Android

S40/Asha

Post Page Advertisement [Top]

O GameBoy foi um dos primeiros videogames portáteis. Para quem quer relembrar os melhores joguinhos do final da década de 1980 hoje trazemos 2 aplicativos capazes de emular os games em celulares Java e Android.

Java

Para a plataforma Java há o JMEBoy. Esse aplicativo permite que você emule roms no formato *.gb *.cgb e *.gbc. Após instalar o aplicativo, crie uma pasta dedicada somente às roms no seu cartão de memória.
Para carregar um jogo, basta selecionar a opção "Iniciar jogo" no menu principal para carregar alguns jogos que já vem pré-instalados ou "Encontrar programas" para buscar roms extras que você baixou.
Os botões de controle do Game Boy são emulados no app pelas seguintes teclas:

- Botão do GameBoy 'A': "a" ou "1";
- Botão do GameBoy 'B': "b" ou "3";
- Botão do GameBoy 'select': Enter ou "7";
- Botão do GameBoy 'start': Espaço ou "9".

Mas você pode configurar os controles a seu gosto acessando no menu principal a opção "Escolha as teclas para o joypad". Nos celulares touch os botões são exibidos na tela.

Jogo "Crazy Zone" emulado no JMEBoy

No menu de configurações você encontra opções para ativar e desativar os sons dos jogos, ajustar o tamanho da tela, o idioma, etc. Um recurso interessante do JMEBoy é o que permite importar e exportar jogos salvos através do Bluetooth. No menu "Bluetooth" do app selecione o comando 'Enviar arquivo' para enviar um jogo salvo. Para fazer isso o emulador deve ser executado em ambos os celulares. No telefone que receberá o jogo salvo o item do menu "Bluetooth" 'Receber arquivo' precisa ser ativado. Depois no telefone onde você salvou o jogo, utilize a opção no menu "Enviar arquivo". Será apresentada uma lista de jogos salvos. Selecione um e o emulador irá procurar dispositivos Bluetooth à espera de receber o arquivo. Uma vez que o dispositivo for encontrado, use 'Enviar' para transferir o arquivo. Após a transferência, você pode continuar o jogo no outro dispositivo do mesmo jeito que você faz no celular do qual o arquivo foi enviado. É bom lembrar que a ROM do game salvo tem que estar no celular que receberá os dados.
No menu do JMEBoy ainda há um comando chamado "Exibir log". Através dele você poderá consultar os avisos e as mensagens adicionais geradas pelo emulador. Estarão listadas também mensagens relacionadas à performance em comparação com um GameBoy verdadeiro.

O JMEBoy é gratuito e open source. A versão mais atualizada é a 1.5.3 e você pode baixá-la aqui.

Android

No Android há diversos emuladores de GamaBoy.
Um bem legal é o  MyBoy. Com esse aplicativo, você vai poder rodar jogos do GameBoy Advance (*.gba) em seu aparelho, de forma rápida e eficiente.


É possível salvar seu progresso nos games e avançar telas de explicação com velocidade de até 16x. O app não vem com jogos inclusos, você precisa realizar o download dos arquivos separadamente e colocá-los no cartão de memória do Android.

O download do MyBoy pode ser feito na Play Store.

O download de roms de GameBoy podem ser feitos em sites diversos sites.

Divirtam-se! :]]


Um comentário:

  1. O jmeboy é bom mas eu prefiro o meboy 2.2 que é ótimo também

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]